Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O fatinho do Franklin

Quarta-feira, 12.09.07






Foi uma estranheza. Um escancarar de boca. Uma autêntica espantação!!!

O meu amigo Franklin, génio maior da defesa do comércio local estava ali, mesmo na minha frente, no mais impossível dos lugares. No centro comercial.

Perguntar-me-ão qual a novidade. Qualquer pessoa vai a uma grande superfície, pelo menos, de vez em quando. Até mesmo os mais renitentes comerciantes tradicionais lá vão fazer umas compritas…

Só que o Franklin fazia gala em nunca ter entrado num centro comercial. Para ele, todos os malefícios da sociedade de consumo, todas as agruras da globalização ali se encontravam, física e simbolicamente, representadas. Se o demónio residisse em algum lugar era nesse antro que, certamente, repousaria os seus metafísicos ossos. A sua Bíblia era a Caverna, de Saramago, a sua caldeirinha de água benta, o abaixo-assinado contra a abertura das grandes superfícies ao Domingo.

Por isso lhe disse: - Oh! Homem, tu por aqui? Mas que grande sacrilégio! Então e o comércio tradicional onde fica agora?

- Nem me fales nesses gajos – explodiu. Que rebentem todos! Nunca mais me vais ver numa loja qualquer. Palavra de honra. Seja eu ceguinho se mais alguma vez caio nessa parvoíce.

Iracundo gesticulava violentamente enrubescendo quase até à apoplexia.

Pensei para comigo que só coisa muito séria levaria o meu amigo a voltar as costas aos aliados de uma vida e tornar-se assim, todo de rompante, para o inimigo.

-Conta lá, pá!

Abriu-se a barragem e o rio desaguou torrentoso pela encosta das palavras.

Era uma vergonha. Não podia ser. Então ele, que fora convidado para um casamento, ao dar a volta ao guarda-roupas não encontrara véstia digna da cerimónia. Decidiu por isso comprar uma sécia catita que estivesse à altura do acontecimento e não envergonhasse a família. A mulher bem o tentou para ir ao centro comercial: - porque lá havia muitas lojas, maior escolha e o preço até poderia ser bem melhor. Por causa da concorrência (esclareceu). Mas ele, nada. Certo da sua razão apostou em comprar o fato numa casa comercial do burgo. Centros comerciais é que não! Logo ele que os considerava um clamoroso perigo de lesa tradição.

Por isso, arrastando uma furibunda esposa, correu seca e meca e lá conseguiu encontrar o fatito que lhe ficava a matar:

- Punha-me dez anos mais novo.

Logo ali o mercadejou e marcou alturas e larguras para que a roupa se lhe ajustasse à figura.

Transacção quase efectuada e eis que surge um problema. A costureira estava sobreocupada e demoraria alguns dias a fazer os arranjos. O Franklin esclareceu a vendedora que embora o fato só fosse necessário no mês seguinte, era imprescindível que estivesse pronto antes do fim dessa semana. É que ele ia de férias e só voltaria na noite da véspera do casamento. O argumento convenceu a vendedora. Prometeu-lhe logo ali que no sábado seguinte, pela manhã, teria o fato arranjado e à sua disposição. No entanto, por precaução, o meu amigo ainda frisou:

-Olhe que não pode falhar! Era para sair no sábado de manhã mas vou adiar a viagem para a tarde para vir buscar o fato.

-Mas por quem nos toma Sr. Franklin, escandalizou-se a vendedora. Palavra dada!

Foi dada mas não foi cumprida. Na manhã de Sábado bem andou o Franklin de volta da loja. O fato não estava, a vendedora idem e o empregado que o atendia não conseguia encontrar sequer a nota de encomenda. Por isso, cheio de cólera e angustiado, partiu o Franklin para férias a pensar que teria de arranjar-se com o que tinha em casa, nada à altura daquele acontecimento social que já assombrava o gozo das suas férias.

Dada a arrelia que lhe ia no coração a sua mulher telefonou para a loja, falou com a empregada que tinha feito a venda e entre raivinhas e desculpas combinaram a antecipação do retorno em um dia para irem buscar o fato que, assegurava a vendedora, estava, mesmo ali na sua frente, arranjadinho de todo. O Franklin anuiu, suspirou e descansou. Estava salva a honra da família!

Voltaram e foram em demanda do ansiado fato. Mas qual quê! Por muitas voltas que dessem a vendedora, ela própria que afiançara a prontidão da roupa, dizia compungidamente, como havia ainda tanto tempo, não se tinha pressa, a roupa não fora logo enviada para a costureira; que ficara à espera de melhor vaga, que tinha havido engano e que por fim, o esquecimento se instalara e agora não havia nada a fazer. Sim, sim, devolveria o dinheiro. Então, era uma casa séria, de porta aberta, em que os clientes podiam ter toda a confiança…

O Franklin explodiu! Antes de partir a loja, foi arrastado para a rua pela mulher, sob o olhar indignado da vendedora, que não percebia como podia haver gente tão mesquinha, capaz de criar confusões por dá cá aquela palha, tão incapaz de perceber a tremenda complexidade da sua tão difícil função.

Esmagado pela tremenda necessidade de ter o fato novo ou de ceder nas suas convicções, o meu amigo deixou-se convencer pela mulher e cedeu. Foi ao centro comercial e teve sorte. Um fato bonito, um empregado a querer subir na vida, a necessidade do cliente a ser ordem e volte cá às nove da noite que tem o fato pronto. E teve.

Por isso agora o Franklin com a mesma força que punha na luta a favor do comércio tradicional luta agora pelo seu total desaparecimento debaixo das grandes superfícies. Quando eu lhe disse: nem tanto ao mar nem tanto à terra, olhou para mim com os seus olhinhos furibundos e rematou:

-São todos uma cambada. É esmagá-lo, Ireneu, é esmagá-los.





Publicado in “Rostos on line” – http://rostos.pt


Posted by Picasa

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Carlos Alberto Correia às 15:23


6 comentários

De António Gama a 13.09.2007 às 18:00

não te estás a meter no "marcado" do marquez?!
franklinamente !

De Carlos Correia a 13.09.2007 às 21:28

Não sou eu, é o Ireneu e nada tem a ver com o Mercado do Marquês. É apenas um estoriazinha sobre fanáticos e as suas mudanças de opinião e sentido quando as coisas não lhe correm bem.

Quanto ao Mercado até acho uma boa ideia. No inicios dos anos setenta vi coisas assim na Suiça e gostei bastante.

Vá lá, deixa de lançar veneno.

Fiquei muito contente pelo "reencontro cibernético" com a dade e deixei um comentário sobre isso.

Abraços

De Anónimo a 15.09.2007 às 08:39

O que hoje pode ser verdade, amanhã poderá não o ser.

Não é isso, homem do "antro-da-pologia" .... eheheh ..:-))))

que bom ler-te !!!
Falas bem e escreves ainda melhor.

Sempre tua admiradora (no bom sentido, obviamente !...:-)))))

Da (sempre) tua amiga

uma grande síssima beijoca:

- para ti,
- para a tua wife (que é um doce de pessoa)
- e para o PN, que já deve estar crescidinho.

aqui neste mundo virtual que tb é pequeno.... mas onde te vejo mais vezes, do que no mundo real.
É a vida ...

De António Gama a 15.09.2007 às 16:41

é a vida...
e eu não sou "benenoso"!
tá bem.
abraço

De Carlos Correia a 15.09.2007 às 19:04

Que simpática e que intrigante esta anónima. Ler coisas como esta estimula o ego.

De A-Verdadeira a 29.09.2007 às 19:00

Hummmm...
Vai ver que é uma daquelas moçoilas bonitas a quem fazia serenatas em Évora.
Belo texto, gostei imenso!

Comentar post